Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para maiores de 18 anos, que até agora certificavam competências escolares e profissionais equivalentes ao ensino básico, vão ser alargados também ao nível secundário.
A reestruturação dos cursos EFA, integrada na iniciativa Novas Oportunidades , pretende generalizar o nível secundário como qualificação mínima da população, segundo o Ministério da Educação.
Estes cursos consistem no estabelecimento de percursos de formação flexíveis, consoante as necessidades e aptidões de cada cidadão, no decorrer dos processos de reconhecimento e validação de competências feitos nos Centros Novas Oportunidades.
As pessoas que aderem a este tipo de certificação de capacidades podem frequentar módulos de formação não contínuos de acordo com a sua disponibilidade, tendo agora também a possibilidade de fazer carga horária completa.
A EFA pode englobar formação de base e formação tecnológica, conferindo habilitações escolares e certificando formação profissional. Fonte: Portal do Cidadão com Ministério da Educação